domingo, 23 de agosto de 2009

O Artesanato na História do Espírito Santo - ES

Apesar da imensa industrialização e urbanização acelerada, a Produção Artesanal sobrevive e guarda tradições e tipicidade, grande criatividade, poder de adaptação ás circunstâncias atuais e contribuição das populações imigrantes e migrantes que vão se fundindo. As matérias primas naturais em extinção vão sendo substituidas e o resíduo industrial é reciclado a partir de técnicas tradicionais criando objetos singulares.

O artesão e o produto resultante do "saber fazer" artesanal marcam presença ímpar na história do Estado do Espiríto Santo.

A importância do artesanato no Espirito Santo não é só histórica, mas econômica, social e cultural na medida em que registra significativa parcela da população exercendo atividade artesanal, quer como fonte de renda principal, quer como complemento, ou até mesmo como única forma de obtenção do seu sustento e da família.

No "Mundo da Moda" há uma carência de profissionais que realizem trabalhos manuais, como BORDADOS, APLIQUES, PINTURAS, FUXICOS, FLORES ARTESANAIS, TRICÕ, CROCHẼ, MODELAGEM, CORTE.

Queremos integrar essas mulheres socialmente por meio da capacitação profissional, ensinando uma atividade profissional e ainda, proporcionando a inserção no mercado de trabalho, completando assim o ciclo de reestruturação da vida social dessas mulheres é o grande objetivo do Criador Criatura.

As aulas de artesanato do "Criador Criatura" serão ministradas por profissionais, estagiários e/ou voluntários.

Com isso, será possível a descoberta de novos talentos que agregarão valor humano a nossa sociedade e assim SONHOS e ESPERANÇA a essas mulheres.

"NÃO HÁ FUTURO SEM ESPERANÇAS."

Nenhum comentário:

Postar um comentário